18⁰ ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO REÚNE CENTENAS DE EDUCADORES
Centenas de educadores e catequistas de todo o Espírito Santo participaram do 18º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, que aconteceu na manhã do último sábado (30/9) no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.
A programação teve início com missa presidida pelo bispo de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que destacou a importância da educação como um processo que visa à transformação da pessoa, da comunidade e da sociedade. “Uma verdadeira educação passa pela ecologia integral, a amizade social e a misericórdia”, disse dom Lauro que destacou ainda que “a educação não se faz só no âmbito da escola formal, mas é um processo muito mais amplo, rico e fecundo”.
PEDAGOGIA HUMANIZADORA
Após a missa, o professor da Unimap César Nunes refletiu sobre o tema do encontro: “Por uma pedagogia humanizadora: a prática do acolhimento e a ética do cuidado”. Segundo o professor, uma pedagogia humanizadora é possível quando está aliada à prática do acolhimento e à ética do cuidado. A ação pedagógica tem como papel primordial a formação integral do ser humano, a fim de que as pessoas se desenvolvam de maneira plena, nos afetos, no pensamento, nas capacidades corporais e nos sentidos.
O coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, comemorou o sucesso de mais esse encontro. “É bonito ver a alegria dos educadores em participar porque esse é um momento de revigorar as energias para todos os que atuam na educação e conhecem seus desafios”, disse.