JUBILEU DE ESPERANÇA: PRIMEIRA MISSA JUBILAR É CELEBRADA NO SANTUÁRIO
O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde acolheu, no último domingo (2/2), o bispo diocesano, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, para a celebração da Festa da Apresentação do Senhor no Templo e da primeira Missa Jubilar em nosso Santuário.
Estiveram presentes na celebração o bispo emérito de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, que comemorou 28 anos de ordenação episcopal, o reitor do Santuário, Padre Luismar Passarelli, além dos padres Malvino Xavier, Renildo Andrade Marim, Deivid Langa Lopes e Marcelo Pádua, que celebrou seus 12 anos de ordenação sacerdotal.
A missa teve início na Capela Histórica do Santuário com o rito da bênção das velas, seguido de uma procissão até o novo templo. Centenas de devotos acompanharam o rito e a procissão com velas acesas em mãos. Também estiveram presentes as Religiosas Consagradas, comemorando o seu dia.
Em sua homilia, Dom Lauro Sérgio destacou:
“Nós celebramos a primeira missa do Ano Jubilar, aqui neste espaço sagrado. Esta missa, é uma missa jubilar nesta festa, festa bonita da Apresentação do Senhor no templo. Festa da oferta!”
O bispo ressaltou:
Maria e José vão ao templo para oferecer a Deus, o Filho primogênito, conforme o Evangelho proclamado sublinhou, cumprindo aquilo que estava determinado na Lei do Senhor. Mas, ultrapassando aquilo que estava determinado. Vão oferecer a oferta do Filho à Deus. Mas é também é a oferta que Deus faz a nós, do seu Filho único” .
“Jubileu de Esperança! A nossa esperança não é simplesmente a expressão, mesmo que generosa, de votos, de bem de paz. A nossa esperança está fundada no Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo, é Deus que se oferece ao seu povo” complementou dom Lauro.
O bispo também lembrou que todos os batizados são missões e chamados a ser luz no mundo: “Nós também nos tornamos luz do mundo, luz derivada, iluminados por Cristo, devemos iluminar também o mundo que passamos. Por isso acendemos nossas velas, por isso viemos em peregrinação até aqui.”
SOMOS POVO DE ESPERANÇA
“Viemos aqui em peregrinação a este Santuário Diocesano, no Jubileu de Esperança. Somos povo de esperança! Viemos para encontrar… encontrar a quem? A Jesus Cristo, que é luz! A Jesus Cristo, que foi oferecido por nós, para que também nós, possamos oferecer nossa vida a Ele, ouvindo a Palavra de Deus, rezando, cantando, participando da Eucaristia e nos alimentando do memorial da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.”
Dom Lauro também enfatizou que devemos ser sinais de esperança, vivendo como discípulos e missionário do Senhor:
“Ano Jubilar, ano de graça, ano de conversão. Que todos nós possamos passar pela porta santa do Sacramento da Penitência, para aderirmos ao Evangelho na sua integralidade, não um pedaço do Evangelho.”
LOCAL DE PEREGRINAÇÃO E INDULGÊNCIAS
O Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde, juntamente com a Catedral de Colatina, foi designado como Igreja Jubilar em nossa diocese, sendo um local para peregrinação e concessão de indulgências, conforme a bula de proclamação do Jubileu.
Para isso, uma programação especial está sendo preparada para que todos possam vivenciar esse tempo de graça. Durante o ano, diversas celebrações serão realizadas dentro do Jubileu de Esperança.
CONFISSÕES INDIVIDUAIS
Uma das condições para obter a indulgência é a peregrinação a uma Igreja Jubilar e a realização da confissão individual, seguida da Santa Missa e das orações pelo Papa. Para facilitar esse momento, o Santuário ampliará os horários de atendimento para confissões.
Todo dia 21 de cada mês, data de devoção à nossa padroeira, haverá atendimento para confissões individuais, além das missas habituais. Também será possível se confessar antes de cada missa nos finais da semana, até 30 minutos antes do início das celebrações. Lembramos que uma boa confissão deve ser feita com calma e um profundo exame de consciência.