MAIS DE MIL PESSOAS VISITAM O SANTUÁRIO NO ÚLTIMO DIA 21 DE MAIO
O último domingo foi dia 21 de maio e Solenidade da Ascensão do Senhor, dia especial em nosso Santuário Diocesano. Além de maio ser o mês dedicado a Maria, o dia 21 é aquele dedicado à padroeira diocesana, Nossa Senhora da Saúde. Mais de mil pessoas passaram pelo Santuário ao longo do dia.
Na missa da manhã, recebemos mais de 500 fiéis da Diocese de São Mateus que chegaram em 10 ônibus, duas vans e 15 carros pequenos. Desde 2013, o grupo vem, sempre no mês de maio, em romaria até o nosso Santuário para agradecer por graças alcançadas e pedir à Mãe da Saúde por curas e bênçãos. A celebração, presidida pelo reitor, padre Luismar Passarelli, contou ainda com fiéis vindos de outras dioceses e estados.
CAMINHANDO DE LINHARES ATÉ O SANTUÁRIO
À tarde, acolhemos um grupo de romeiros da Paróquia Santíssima Trindade, de Linhares, que chegou após dois dias de caminhada. Eles foram recebidos por nosso bispo emérito, dom Décio Sossai Zandonade, que celebrou missa.
“TUDO EM MARIA APONTA PARA O SENHOR”
No contexto de nosso ano jubilar, em comemoração pelos 25 anos do Santuário, a missa da noite foi solene e presidida pelo arcebispo de Feira de Santana (BA), dom Zanoni Demettino Castro, e concelebrada por dom Décio, padre Luismar e pelo bispo de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.
Em sua homilia, dom Zanoni enfatizou a força de Maria. “Tudo em Maria aponta para o Senhor. Ela é a pedagoga, a mistagoga, a catequista, a mãe da humanidade, a mãe da Igreja. É muito importante, irmãos, ouvir e atender o pedido da mãe do nosso Senhor: ‘Façam tudo o que Ele vos disser’”.
Fazendo memória da ascensão de Jesus, dom Zanoni destacou ainda a importância de sermos todos discípulos verdadeiros de Cristo. “Este é o grande desafio da nossa Igreja: fazer discípulos. Não apenas transmitir verdades, não somente ensinar a doutrina, mas fazer com que o coração de cada homem e de cada mulher possa arder”, afirmou.