Centenas de devotos participam da Festa de Nossa Senhora da Saúde
Nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, a Diocese de Colatina celebra a festa de sua padroeira, Nossa Senhora da Saúde que, neste ano, traz o tema “Maria, a mulher da escuta”. Pela manhã, centenas de devotos participaram da missa solene presidida pelo nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, no Santuário Diocesano dedicado à Mãe da Saúde, que fica em Ibiraçu.
“Quando recorremos a Nossa Senhora da Saúde, o que ela nos apresenta como fonte de saúde? O seu filho, o Rei do Universo. O mistério do ser humano só se esclarece à luz do mistério do Verbo de Deus encarnado, Jesus”, disse dom Lauro em sua homilia.
A missa contou com a participação de fiéis vindos das mais diversas paróquias, bem como de outras dioceses.
“Maria é por excelência aquela que ouve, que acolhe a Palavra de Deus. E a Palavra é muito mais do que o livro. A Palavra se fez carne, é uma pessoa, é Jesus Cristo”, enfatizou dom Lauro que celebrou ao lado de vários padres e também de outros bispos do Espírito Santo.
Concelebraram o arcebispo metropolitano de Vitória, dom Dario Campos, o bispo de São Mateus, dom Paulo Bosi Dal’Bó, o bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, e o bispo auxiliar de Vitória, dom Andherson Franklin Lustosa.
“Nosso conceito de saúde deve ser ampliado”
Dom Lauro também chamou a atenção dos fiéis para o entendimento do conceito de saúde. Ele afirmou que “não ser libertado da doença, mas viver a doença na comunhão com o Senhor é graça, é saúde”. Não se trata simplesmente da cura de uma doença física e sim de viver em sintonia com Jesus.
O bispo recordou que Maria não foi libertada de sua dor quando esteve aos pés da cruz e viu o seu filho morrer. “Ela permaneceu de pé, aceitou o testamento de Jesus e se tornou a Mãe da Igreja. Em Maria, nós contemplamos aquela criatura humana que é totalmente saudável”.
“Toda a nossa vida só tem sentido quando apresentada diante de Deus, em todas as situações da vida, não só naquelas situações de êxito, de alegria, de felicidade, de júbilo, de saúde, mas também as de provação, de sofrimento. Tudo nós devemos viver na presença de Deus”, salientou.
Crédito das fotos: Michael Coelho – Portal Mãe da Saúde