| | |

Coroação à Nossa Senhora marca o encerramento do mês Mariano

O mês de maio é considerado o mês Mariano, pois homenageia com maior ênfase a figura da Virgem Maria, Mãe de Jesus. 

Durante os 12 meses do ano, a Igreja Católica possui a tradição de celebrar uma figura especial em cada um deles. 

Em maio, a homenagem se volta para a Virgem Maria, Mãe de Deus, Rainha dos homens e dos anjos. 

O mês Mariano é marcado pelo dia de várias aparições de Nossa Senhora no mundo e contempla com fervor a devoção dos católicos para a figura sublime que ela representa, de amor, fé, obediência à deus e compaixão. 

Identificada no novo testamento da Bíblia e no Alcorão, Maria também é chamada de Nossa Senhora, Santíssima Virgem e Virgem Maria. 

Ela estava noiva de José quando recebeu a visita do Anjo Gabriel, que anunciou que ela foi a escolhida para ser mãe do filho de Deus. Através do seu sim, quando respondeu “Faça-se em mim a tua vontade”, iniciou-se o plano de salvação da humanidade e concebeu Jesus, através do poder do Espírito Santo. 

Exemplo divino de figura materna, Nossa Senhora esteve presente em cada fase da vida de Jesus, como Mãe amorosa e dedicada a zelar por seu filho amado, acompanhou seus primeiros passos, testemunhou seus primeiros sorrisos e zelou por cada noite de sono. 

Ela, junto com José – pai adotivo de Jesus, acompanhou seu crescimento na fé, no amor, as leis de deus e como ser um homem justo. 

Maria também é exemplo de fortaleza, pois mesmo em meio às dificuldades não teve sua fé abalada. 

Aceitou os desígnios de deus para sua vida sem medo, enfrentou cada momento difícil e nunca abandonou a oração. 

Quando Jesus foi crucificado, ela estava lá, sentindo a dor em sua alma de ver o mesmo Jesus menino que carregou em seus braços, sendo brutalmente sacrificado. 

Dessa forma, é inimaginável a dor de uma mãe ao testemunhar seu filho amado sendo torturado, humilhado e condenado à morte ainda mais de maneira tão cruel. 

No dia de sua paixão, Jesus entregou Maria como mãe da humanidade na pessoa do apóstolo João. 

Por volta do século XII, a Igreja Católica Apostólica, instaurou a tradição de Tricesimum, isto é, a devoção de 30 dias à maria. 

A época escolhida girou em torno dos meses de setembro e outubro, porém devido aos dias do calendário, foi definido que maio seria o mais apto para celebrar a Solenidade da Mãe de Deus, é um mês em que também se celebra aparições de Maria para a humanidade, como Nossa Senhora Auxiliadora (24) e Nossa Senhora de Fátima (13). 

Portanto, hoje se celebra o mês Mariano que envolve missas solenes dedicadas a Santíssima Virgem, orações especiais e coroações. Esse mês Mariano é um mês popular e o Papa Paulo VI, através da Exortação Marialis Cultus , indica que o mês liturgicamente Mariano é o mês de dezembro durante o Advento.

E hoje convidamos a todos, neste momento, a acompanharem nossa singela homenagem a Maria Nossa Mãe. 

Nada mais justo que uma mãe, coroe a maior de todas as mães: Nossa Senhora da Saúde.

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *