DOM LAURO CELEBRA DOIS ANOS DE POSSE NA DIOCESE DE COLATINA
No último dia dois de fevereiro, o nosso bispo dom Lauro Sérgio, comemorou seus dois anos a frente da Diocese de Colatina. Na ocasião, dom Lauro Sérgio presidiu a Santa Missa em ação de graças na Catedral, onde também celebrou a Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor e realizou a benção das velas.
A Missa contou com a participação dos diáconos Paulo e Júlio, da Diocese de Itabira que realizaram o seu retiro em preparação para a Ordenação Sacerdotal aqui em nossa Diocese.
Ao fim da celebração, Dom Lauro procedeu com a bênção com o Santíssimo Sacramento.
SEGUNDO ANO MARCADO COM GRANDES EVENTOS
O Segundo ano de Dom Lauro a frente da Diocese foi marcado com diversos eventos de grande mobilização. Um deles foi a Romaria das Águas e da Terra da bacia do Rio Doce, que no ano de 2023, foi a primeira romaria no Espírito Santo, e culminou com uma grande celebração às margens do Mar de Regência e próximo da Foz do Rio Doce, e grande participação de pessoas, em seu encerramento.
“Devemos cultivar a mística do cuidado com a natureza e com os irmãos. As empresas não podem fazer o que querem. A economia não pode ter essa autonomia em relação à política e à ética, mas devem estar todas voltadas realmente para o bem coletivo. É preciso que nós sejamos cuidadores uns dos outros e da casa comum”, destacou o bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, em sua homilia na missa de encerramento da Romaria das Águas e da Terra.
12 ° ENCONTRO REGIONAL DE CEBs
Ou evento de grande importância foi o 12° encontro Regional de CEBs, do Regional Leste 3.
O encontro, voltado para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), foi um momento de graça e ardor profético-missionário, contando com a participação de leigos e leigas, seminaristas, diáconos e religiosos, padres e os bispos das quatros dioceses que compõem o Regional Leste 3, da CNBB.
ASSEMBLÉIA DIOCESANA
Dom Lauro também retomou os trabalhos da 10° Assembleia Diocesana de Pastoral, com representantes das diversas paróquias, pastorais e movimentos da Diocese, foram definidos os rumos pastorais da diocese para os próximos quatro anos.