Semana Santa. Celebrações online e com restrições no número de fiéis

A Semana Santa, que inclui o Tríduo Pascal, visa recordar a Paixão e a ressurreição de Cristo, desde sua entrada messiânica em Jerusalém.

Neste ano de 2021, em sintonia com as orientações impostas pelo Vaticano para as celebrações em tempo de pandemia, alguns dos ritos dedicados a essas celebrações vão passar por algumas adaptações.

No dia 28 de março, às 8h30min, celebra-se o Domingo de Ramos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo memória de sua entrada em Jerusalém aclamado pelo povo como Messias e Salvador, pobre entre os pobres.

A celebração será realizada dentro do Santuário, com um número restrito de devotos. Em seus respectivos lugares e com os ramos em mãos, o presidente da celebração irá aspergir sobre os devotos a água benta.

O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição (NALC, n. 19).

É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor “quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida” NALC 18.

Na Quinta-Feira da Semana Santa, 01/04, às 9h, acontece a celebração da Missa do Crisma, presidida pelo bispo emérito da Diocese de Colatina e reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, dom Décio Sossai Zandonade, e concelebrada pelos párocos de nossa Diocese.

Essa celebração será privada, sem a participação dos fiéis que vão poder acompanhá-la através das redes sociais do Santuário.

À noite, às 19 horas, celebração do Lava Pés, a última ceia de Jesus com os apóstolos, durante a qual ele instituiu a Eucaristia, lavou os pés dos apóstolos e lhes entregou o seu testamento de amor. 

No dia 2 de abril, às 15 horas, Sexta-Feira da Paixão do Senhor, momento de silêncio, jejum e reflexão deste mistério da autodoação de Jesus para a nossa salvação.

A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração se realiza à noite, às 18h, em Vigília solene, cuja ação forma uma unidade iniciando com a Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal, e terminando com a Liturgia eucarística.

No Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, dia 4 de abril, às 8h30min, celebra-se a certeza de que a vida tem a última palavra. O dia em que o Crucificado foi ressuscitado pelo Pai.

Todas as celebrações, com exceção a Santa Missa do Crisma, vão poder contar com a presença física dos devotos no Santuário, mediante preenchimento de inscrição online disponível através do Portal Mãe da Saúde, a partir do dia 22 de março de 2021 (segunda-feira).

Todas as celebrações serão transmitidas através do canal do Youtube do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde.

PROGRAMAÇÃO

01/04/2021 – Quinta Feira da Semana Santa
9h – Missa do Crisma (celebração sem a participação dos fiéis)
19h – Celebração do Lava Pés

02/04/2021 – Sexta Feira
15h – Sexta-Feira da Paixão do Senhor

03/04/2021 – Sábado
18h – Vigília Pascal

04/04/2021 – Domingo
8h30min – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

A Central de Atendimento ao Devoto está disponível para o esclarecimento de todas as dúvidas através dos telefones (27) 99516-8663 ou 99717-5293 e também através do e-mail devotos@maedasaude.org.br

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *