Após nomeação, dom Wladimir envia carta ao povo de Deus da Diocese de Colatina
A Nunciatura Apostólica comunicou na manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro, a decisão do papa Francisco em nomear dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, atual bispo de Colatina (ES), para a diocese de Lorena (SP), vacante desde a transferência de dom João Inácio Muller, ocorrida em 2019, para a arquidiocese de Campinas (SP).
Por meio de carta aberta ao povo de Deus, o agora Administrador Apostólico de Colatina e Bispo eleito da Diocese de Lorena, se despediu de forma carinhosa de todos os fiéis da Diocese de Colatina.
Leia a íntegra da carta:
“Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1Jo 2,17)
Colatina, 13 de janeiro de 2021
Irmãs e Irmãos,
No dia em que está sendo anunciado oficialmente que o Papa Francisco me nomeou para a Diocese de Lorena (SP), dirijo-me ao Povo de Deus desta Igreja Particular onde tenho a graça de servir desde 2 de maio de 2015.
Escrevo-lhes com toda sinceridade: quando recebi a comunicação de que deveria deixar a Diocese de Colatina (ES) para exercer minha missão apostólica na Diocese de Lorena, fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, em paz.
Quando o Diplomata da Nunciatura Apostólica no Brasil, Monsenhor Massimo Catterin, no dia 22 de dezembro de 2020, comunicou a notícia da minha nomeação, falava tão serenamente que, interiormente, eu me senti impulsionado a responder positivamente à decisão do Santo Padre, entendendo que era um chamado de Deus, no qual eu deveria me abandonar como no início da minha vocação.
Agradeço a Deus por ter me concedido a graça de vir para Colatina e ter me dado luz e discernimento para desenvolver o meu ministério em favor do povo desta enorme região do Noroeste Capixaba.
Agradeço de coração pela amizade e comunhão fraterna de todas as pessoas que, nestes anos, estiveram ao meu lado e me ajudaram a exercer o meu ministério episcopal. Desde já, ao povo da Diocese de Colatina, peço perdão pelos meus defeitos e pelas vezes que não correspondi ao que se esperava de um pastor do Povo de Deus.
Ainda teremos momentos de encontro, diálogo e ação de graças em terra capixaba.
A partir de hoje, segundo o ordenamento da Igreja Católica, sou “Bispo Eleito da Diocese de Lorena” e “Administrador Apostólico da Diocese de Colatina”.
A partir do momento em que se verificar a vacância, isto é, no dia da minha posse em Lorena, que esperamos para meados de fevereiro, o governo da Diocese de Colatina passará para o Colégio de Consultores até que seja eleito o Administrador Diocesano.
No decorrer dos meus oito anos de Bispo, a Virgem Maria tem sido sempre presença consoladora e animadora. O meu lema episcopal é de inspiração mariana: “Fiat Mihi secundum Verbum Tuum“. “Faça-se em mim segundo a tua vontade.” (Lc 1,38)
Que Maria, a Senhora da Saúde, perfeita Discípula Missionária do Pai, nos ensine a fazer tudo o que seu Filho nos disser, a fim de que sejamos verdadeiros e autênticos discípulos missionários do Senhor Jesus Cristo na Igreja e no mundo.
Em comunhão fraterna e preces, a todos abençoo.
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Administrador Apostólico de Colatina
Bispo eleito da Diocese de Lorena