|

IGREJA CONVIDA SEUS FIÉIS AO TEMPO DA CRIAÇÃO

Na última sexta-feira (1/9), Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, teve início o TEMPO DA CRIAÇÃO, um período ecumênico para rezarmos e refletirmos sobre o cuidado da casa comum.

 

Neste ano, o tema proposto é “Que a Justiça e a Paz Fluam”, fazendo referência ao Livro de Amós. Em sua mensagem para esse momento, o Papa Francisco nos convida a vencer o consumismo voraz, a exploração de recursos e a poluição, apontando quatro caminhos: a conversão do coração, a transformação dos estilos de vida, novas políticas e, por fim, comunhão e sinodalidade.

 

O Tempo da Criação segue até 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

 

MENSAGEM DO PAPA

O Papa Francisco exorta que permaneçamos ao lado das vítimas da injustiça ambiental. “Hoje não estão harmonizados, não batem em uníssono pela justiça e a paz. A muitos, é impedido beber neste rio caudaloso. Ouçamos, pois, o apelo a permanecer ao lado das vítimas da injustiça ambiental e climática, pondo fim a esta guerra insensata contra a criação”, afirmou Francisco em sua mensagem.

 

ORIGEM

O Tempo da Criação é um período ecumênico, celebrado por cristãos em todo o mundo. Teve início com o Patriarca Ecumênico Dimitrios I que, em 1989, proclamou o 1º de setembro como um dia de oração pela criação. O ano litúrgico da Igreja Ortodoxa começa nesse dia com a comemoração da criação do mundo por Deus.

 

Em 2015, o Papa Francisco acolheu a iniciativa e instituiu a data na Igreja Católica. Anualmente, desde então, os católicos celebram o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação também em 1º de setembro. E foi o Conselho Mundial de Igrejas que transformou a iniciativa em um tempo, estendendo a celebração de 1º de setembro a 4 de outubro.

 

 

LEIA AQUI A MENSAGEM DO PAPA NA ÍNTEGRA

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *