Retiro da pastoral da educação aborda espiritualidade e convivência fraterna
O tema “Educar: Escolher a Vida e Testemunhar a Verdade” (Papa Francisco) foi o norte para a realização do 3º Retiro da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina. Esse importante momento de espiritualidade aconteceu no último fim de semana (1 e 2/6), no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), em Ibiraçu.
Cerca de 50 educadores, vindos das diversas paróquias, escolas católicas e públicas da Diocese de Colatina, participaram do retiro, que foi conduzido pela irmã Cláudia Reis, diretora do Colégio Passionista João XXIII, de Colatina. O reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, dom Décio Sossai Zandonade, abriu o encontro, presidindo a Santa Missa.
No desenvolvimento do tema proposto, irmã Cláudia falou sobre o grande desafio de ser educador, enfatizando sua importância para a sociedade. “Ela abordou reflexões e dinâmicas voltadas para as pessoas que assumem esse compromisso, fazendo com que vençam os obstáculos na missão de formar boas pessoas, tendo Jesus como exemplo absoluto”, contou o coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, que também esteve presente.
À noite, os retirantes participaram de um momento mariano, conduzido pela irmã Urânia Ferreira, do Colégio Passionista, de Colatina. Logo após, houve uma confraternização. No dia seguinte, o grupo participou da celebração da missa no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde.
Segundo Anderson, o grupo avaliou o retiro de forma positiva e motivadora. “Foi um momento especial de encontro, espiritualidade e convivência fraterna entre os agentes da Pastoral da Educação e uma oportunidade para expandir os trabalhos pastorais na Diocese de Colatina”, comemorou o coordenador.
***
Da Redação do Portal Mãe da Saúde, com informações da Assessoria de Comunicação da Diocese de Colatina.
Educar com as palavras de Deus nos dá oportunidade de expandir o nosso amor e nossa fé em Cristo Jesus!
Parabéns a todos religiosos da Diocese de Colatina. Abraço especial ao bispo dom Décio Sossai Zandonade!!!