| | |

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023

Já está próximo o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023. No dia 22 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), a Igreja no Brasil inicia uma discussão importantíssima em torno de um dos problemas mais graves do nosso país: a fome.

 

De 2020 para 2022, o número de brasileiros que convivem com a fome quase duplicou, indo de 19,1 milhões para 33,1 milhões, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan).

 

“Fraternidade e fome”, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Com esse tema e lema, somos todos convocados a entender, refletir e atuar como agentes transformadores dessa dura realidade. Não podemos fechar nossos olhos e ouvidos!

 

FORMAÇÃO DIOCESANA

E para nos prepararmos bem para esse momento, que se estenderá por todo o período quaresmal (22/2 a 6/4), nossa diocese oferecerá uma formação no próximo dia 4 de fevereiro, na sede da Paróquia São Marcos, em Ibiraçu, das 7h30 às 15 horas.

 

O tema será abordado a partir do método “ver, julgar e agir” com a assessoria do padre Marinaldo Serafim, padre Malvino Xavier e do professor Romualdo Dias. A organização espera reunir cerca de 150 pessoas de todas as paróquias da diocese. Os interessados em participar devem procurar a secretaria de sua paróquia.

 

CURSO RÁPIDO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também preparou um curso online para tratar dos principais pontos da Campanha da Fraternidade 2023. O objetivo é preparar todos nós cristãos católicos para desenvolvermos o tema à luz da nossa realidade local, sempre fundamentados na Palavra de Deus e em vista da ação eclesial sociotransformadora.

 

A seguir, você acessa todos os cinco vídeos:

 

TEXTO-BASE

Lembramos que outra fonte importante de conhecimento sobre a campanha é o texto-base que pode ser adquirido em livrarias católicas ou pelo site das Edições CNBB.

São quatro capítulos com a oração oficial, os objetivos gerais e específicos, letra do hino e sugestão de ações que podem ser aplicadas nas comunidades eclesiais para melhor planejar e organizar iniciativas, além de sugestões de documentários, filmes, músicas e poesias sobre o tema para inspirar nossa ação pastoral.

 

ORAÇÃO

Pai de bondade,

ao ver a multidão faminta,

vosso Filho encheu-se de compaixão,

abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes

e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.

Confiantes na ação do Espírito Santo,

vos pedimos:

inspirai-nos o sonho de um mundo novo,

de diálogo, justiça, igualdade e paz;

ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,

sem fome, pobreza, violência e guerra;

livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

Que Maria, nossa mãe, interceda por nós

para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,

sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.

Amém

 

HINO

 

 

 

 

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *