Conselho Permanente aprova processo de criação do regional Leste 3 da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) poderá contar em 2020 com mais um regional. Está em apreciação pelos bispos a criação do regional Leste 3, composto pelas Igrejas Particulares do Espírito Santo: a arquidiocese de Vitória (ES) e as dioceses de São Mateus, Colatina e Cachoeiro do Itapemirim.

Após aprovação do Conselho Permanente, nesta semana, o tema será enviado para a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril do próximo ano.

O projeto foi montado em março e apreciado pelo Conselho Pastoral do regional Leste 2 da CNBB, em junho. Durante a Assembleia Regional de Pastoral do Regional Leste 2, entre os dias 11 e 14 deste mês, foi apresentado material com as justificativas, cronograma e projeções de custos administrativos.

Entre as justificativas, a busca de facilitação da colegialidade, da ação comum, do estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Os bispos também pretendem favorecer a construção de uma pastoral orgânica, “a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base e com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba”.

Também voltados à realidade local, os bispos das dioceses do Espírito Santo pretendem animar a dimensão social da evangelização a partir dos desafios específicos próprios da região.

Dentro do regional Leste 2, com 28 dioceses mineiras, muitas vezes ocorre de serem tratadas “questões e preocupações próprias nem sempre condizentes com as demandas e necessidades específicas das Igrejas particulares do Espírito Santo”.

***
Com informações do Portal da CNBB.

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *