Dom Wladimir divulga comunicado sobre a disseminação de fake news

O bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, divulgou na última quinta-feira, 18/6, um importante comunicado alertando aos fiéis sobre a disseminação de notícias falsas, as famosas “fake news”, compartilhadas de forma errônea por meio das redes sociais e aplicativos de conversas como o WhatsApp.

Confira à íntegra do comunicado:

Colatina (ES), 18 de junho de 2020

“Para não nos perdermos, penso que precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos.”
(Papa Francisco)

Queridos fiéis,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Que importante recado nos dá o Papa Francisco na frase acima! Inspiro-me nela para, como pastor deste rebanho, chegar até vocês com este alerta: fiquem atentos com a disseminação de notícias falsas (fake news). Elas chegam até nós em formato de texto, vídeo ou áudio e, caso não tenhamos a devida atenção, podemos cometer o erro de acreditar, dar credibilidade e, pior ainda, repassá-las para os nossos conhecidos.

Ressalto que, no começo deste mês, foi sancionada a Lei Estadual 11.135 que poderá multar aqueles que espalharem notícias falsas sobre epidemias e pandemias no Estado do Espírito Santo. Portanto, toda atenção é pouca! Não divulguem conteúdos que não tenham fonte e autorização seguras. Especialmente nos grupos de Whatsapp e nos demais meios de comunicação das nossas comunidades, pastorais e movimentos, evitem transmitir também mensagens de cunho ideológico, partidário e demais assuntos que não sejam de interesse da nossa Igreja.

Manifeste-se de forma responsável! Postem somente informações e notícias da Igreja que venham de fontes seguras, como a CNBB, a própria paróquia ou a diocese. Estou certo de que conto com sua compreensão e seu apoio!

Tenham sempre em mente esta outra afirmação do Santo Padre: “O melhor antídoto contra as falsidades não são as estratégias, mas as pessoas: pessoas que, livres da ambição, estão prontas a ouvir e, através da fadiga dum diálogo sincero, deixam emergir a verdade; pessoas que, atraídas pelo bem, se mostram responsáveis no uso da linguagem”.

Em comunhão fraterna e preces,

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo Diocesano

***
Com informações da Diocese de Colatina. Crédito da foto: Michael Vinícius Coelho – Portal Mãe da Saúde.

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *