| |

SANTUÁRIO ACOLHE ENCERRAMENTO DO CONGRESSO MISSIONÁRIO DIOCESANO E JUBILEU DE 125 ANOS DA PARÓQUIA SÃO MARCOS

No último domingo (19/10), o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde acolheu com alegria o encerramento do Congresso Jubilar Missionário da Diocese de Colatina e o Jubileu de 125 anos da Paróquia São Marcos, em Ibiraçu (ES). Centenas de peregrinos e devotos saíram em caminhada da Matriz São Marcos, no centro de Ibiraçu, até o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, no bairro Aricanga, em um percurso de aproximadamente dois quilômetros, cantando e rezando. À frente, os peregrinos levavam a Cruz Jubilar, sinal de esperança para o mundo.

No Santuário, os fiéis participaram da Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, e concelebrada pelo reitor do Santuário, pe. Luismar Passarelli, pelo coordenador diocesano de pastoral, pe. Marinaldo Serafim, e pelo pároco da Paróquia São Marcos, pe. Malvino Xavier, além de diversos padres da Diocese de Colatina, seminaristas e o diácono permanente Vito Calella, da Paróquia Cristo Rei, em Sooretama.

Em sua homilia, dom Lauro Sérgio destacou a importância da oração como alimento da fé e fonte de discernimento: “A oração é indispensável. Ela é o alimento da fé — nenhum de nós se esquece de se alimentar. Alimentamos o corpo, mas a fé também precisa ser alimentada, e o seu alimento é a oração. A oração não é um esforço de convencimento de Deus, porque Deus não precisa ser convencido: Ele nos ama e quer o nosso bem.”

O bispo também lembrou a importância da caminhada do Congresso Jubilar: “Estamos neste Jubileu de Esperança, no Dia Mundial das Missões. Nosso congresso nos recordou a nossa caminhada e o nosso compromisso à luz da Palavra de Deus e do Projeto Diocesano de Pastoral. Somos todos peregrinos de esperança, caminhantes neste mundo, levando a esperança cristã que nasce da fé alimentada pela oração.”

Dom Lauro encerrou sua homilia agradecendo a todos os participantes do Congresso Missionário e parabenizando os 125 anos da Paróquia São Marcos: “Aproveitando esta ocasião dos 125 anos da Paróquia São Marcos, que nos acolheu com tanto carinho e generosidade, reconhecemos que tudo isso foi uma grande graça — não apenas para a Paróquia São Marcos, mas para toda a nossa Diocese.”

Por fim, o bispo confiou todos à intercessão da Virgem Maria: “Que a Virgem Maria, Senhora da Saúde, que nos acolhe em seu Santuário, interceda por nós, para que, colocados com o seu Filho que ela carrega nos braços, possamos ser fiéis a Jesus, caminho, verdade e vida, para a glória do Pai, na força do Espírito Santo”, finalizou dom Lauro.

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *