| |

FÉ E MISSÃO: SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE INSTITUI NOVOS MINISTROS DA DISTRIBUIÇÃO DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

Em uma noite marcada por profunda devoção e renovação espiritual, o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, celebrou, no último domingo (21/06), a Santa Missa com o rito de instituição dos novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Décio Sossai Zandonade, e pelo reitor do Santuário, padre Luismar Passarelli, reunindo centenas de fiéis e devotos da Mãe da Saúde.

Durante a homilia, Dom Lauro Sérgio conduziu os presentes a uma profunda reflexão sobre o autoconhecimento, a superação dos temores humanos e a centralidade do amor e da misericórdia no testemunho cristão.

O bispo destacou que, diante de um mundo ferido pelo egoísmo, a resposta da Igreja deve ser sempre pautada pela autenticidade e pelo serviço aos mais necessitados, encorajando os novos ministros a serem sinais visíveis da presença de Cristo, especialmente junto aos idosos e enfermos.

“O único medo que nós devemos ter é de não realizar neste mundo a nossa vocação e a nossa missão. O medo, às vezes, do ponto de vista psicológico, pode até ser uma defesa, fazendo com que a gente não seja imprudente e saiba se proteger. Tem esse aspecto. Mas um medo que é ruim é o medo que paralisa. O medo de amar nos paralisa. Não tenhamos medo de amar. Não tenhamos medo de servir. Não tenhamos medo de fazer o bem”, afirmou Dom Lauro.

Dirigindo-se aos que foram instituídos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, Dom Lauro ressaltou a importância do serviço que assumem na vida da Igreja.

“O ministério extraordinário da Eucaristia foi pensado especialmente para o atendimento dos enfermos, dos idosos e daqueles que estão privados da participação na assembleia litúrgica, além de auxiliar na distribuição da Comunhão durante as celebrações. O Santuário é um lugar especial, de romarias e grande afluência de fiéis. Por isso, é um ministério necessário para o bom andamento das celebrações aqui realizadas”, destacou o bispo.

Ao todo, foram instituídos 25 novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística. Os candidatos foram selecionados e convidados em 2025, quando iniciaram sua preparação. A formação contou com a colaboração de leigos, seminaristas e sacerdotes da Diocese, que contribuíram para que esses membros do Santuário chegassem a este importante momento de sua caminhada de fé.

Os novos ministros atuarão nas celebrações realizadas no Santuário, tanto nos finais de semana quanto durante a semana, especialmente na Santa Missa celebrada diariamente às 7h, na Capela Histórica.

O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde manifesta sua gratidão e alegria por esta nova etapa na vida dos ministros instituídos, desejando que exerçam seu serviço com amor, dedicação e fidelidade ao Evangelho, sob a proteção e a intercessão da Mãe da Saúde.

Fotos: Wellington Tavares

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *