Você conhece a história dos pinheiros da Igrejinha de Nossa Senhora da Saúde?

Quem já visitou o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Ibiraçu/ES, já se deparou e encantou-se com os pés de pinheiros que se encontram plantados ao lado da Igrejinha, construída por imigrantes italianos por volta da segunda metade do século XIX.

Apesar de muitos observarem as árvores como simples decoração do local, esses pinheiros possuem uma linda história de fé e carinho para com Nossa Senhora da Saúde.

Quem nos conta esta história é o próprio idealizador do projeto e Reitor do Santuário, dom Décio Sossai Zandonade.

“Os pinheiros plantados junto à primeira Igreja em devoção à Nossa Senhora da Saúde, aqui em nosso Estado, representam a sucessão dos bispos da Diocese de Colatina.

Seu significado é muito especial: a Igrejinha é o centro espiritual de nossa Diocese. Ela, Maria, molda um pouco o jeito de ser da Diocese, que também recebe o nome de uma mulher, Colatina. Isso tudo significa o zelo que os bispos devem ter para com esta devoção. A espiritualidade da Diocese de Colatina deverá ter sempre um rosto mariano.

Nós escolhemos os pinheirinhos, também conhecidos como “tuia italiana”, por que eles crescem de forma reta, sempre para o alto, buscando a comunicação com o sol que é Deus”.

No dia 20 de fevereiro de 2022, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, novo bispo da Diocese de Colatina, plantou o quarto pé de pinheiro, ao lado dos três já existentes, plantados por dom Geraldo Lyrio Rocha (primeiro bispo), dom Décio Sossai Zandonade (segundo bispo) e dom Joaquim Wladimir Lopes Dias (terceiro bispo).

***
Crédito das fotos: Paulo Dubberstein Main – Agência Sanctus

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *