Irmãs Milicianas em Cristo à serviço da Casa da Mãe da Saúde
O Instituto das Irmãs Milicianas de Cristo, é uma fundação capixaba, nasceu na cidade de Baixo Guandu, na Diocese de Colatina.
Seu fundador, Padre Alonso Benicio Leite, nasceu em Quitaius-Ceara, ordenou-se sacerdote na Catedral metropolitana de Vitoria em 21 de dezembro de 1941, faleceu em 26 de setembro de 1990.
Padre Alonso viveu 47 anos como pároco na paroquia de São Pedro, na cidade de Baixo Guandu/ES, com alegria viu o nascimento da Diocese de Colatina, homem místico, de coração sensível e olhar purificado para ver a realidade e as dores do povo de sua época, com seu olhar contemplativo viu, intuiu e agiu, respondendo assim ao apelo de Deus por uma carência da Igreja, ele viu um “fragmento ferido na história” a Criança Abandonada.
Assim recebeu em seu coração a graça de fundador e um carisma próprio que o fez fundar o Instituto das Irmãs Milicianas de Cristo, com a primeira jovem Maria Celina Lirio e logo congregou a ela outras jovens.
Hoje aos 74 anos de fundação, o Instituto, com aprovação eclesiástica de Direito Diocesano pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, Dom Luiz Mancilha Vilela. Com o carisma próprio Criança Abandonada, Espiritualidade Cristocentrica-Mariana e Missão continuar a obra salvadora de Jesus Cristo, assumindo o Evangelho da Vida.
Tem como lema “Onde há amor e caridade Deus aí está”. Exercemos nossa missão nas obras sócias em Abrigos Institucionais para crianças, Residências Inclusivas para pessoas com necessidades especiais, e trabalhamos promovendo a Espiritualidade Mariana nas Paroquias Marianas e no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde em Ibiraçu/ES.
Hoje, as irmãs, Cleusa Santana e Madalena Marques, atuam na Casa de Nossa Senhora da Saúde junto as equipe de liturgia e na Central de Atendimento ao Devoto.